sábado, 3 de outubro de 2015

The Yellow Kid e Outcault

The Yellow Kid


The Yellow Kid, O Garoto Amarelo ou simplesmente Mickey Dugan, era o personagem principal da primeira história em quadrinhos que utilizava balões de diálogos, Hogans Alley.
Ele era uma criança desdentada, mas que mantinha um sorriso eternamente largo no rosto. Tinha a cabeça completamente raspada, como se estivesse recentemente com piolhos, representando a visão das crianças comuns que viviam nos guetos de Nova York naqueles tempos. Vivia pelas ruelas andando com sua camisola amarela, cheia de coisas impressas satirizando os outdoors da época.

As tirinhas com as aventuras de Mickey, ou o Yellow Kid, criaram um grande aborrecimento para grupos conservadores, o que causou o afastamento de seu criador Richard Felton Outcault das histórias em quadrinhos.



Richard F. Outcault


       Richard Felton Outcault nasceu no dia 14 de janeiro de 1863 em Lancaster, Ohio.
       Estudou artes por incentivo de seus pais, formando-se em MacMicken College de Cincinati. E em seguida foi para Paris se aperfeiçoar.
       Outcault começa sua carreira como ilustrador na revista “Life e Judge”. Em 1895 cria seu primeiro personagem, o Yellow Kid, para o jornal The New York World, personagem que fez muito sucesso, e causou disputa por sua publicação.
       Ele troca o World pelo The New York Journal, e por ambos serem sensacionalistas, o personagem Yellow Kid, acaba inspirando a expressão “Yellow Journalism”, que é o mesmo que imprensa marrom aqui no Brasil. E acaba irritando alguns grupos conservadores e por causa das críticas e dos ataques sofridos Richard Outcault deixa de escrever histórias sobre o garoto amarelo e cria outro personagem, o “Buster Brown”, conhecido aqui no Brasil por Chiquinho. Mas em 1920 ele deixa os quadrinhos e dedica-se apenas a pintura, morrendo em sua casa, em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário