terça-feira, 29 de setembro de 2015

Rudolph Dirks e Walt Disney

Rudolph Dirks




Nasceu na Alemanha em 26 de fevereiro de 1877, mas aos 7 anos mudou-se para Chicago com sua família. Foi pioneiro no uso de balões nos diálogos de seus personagens. Criou em 1897 a historieta The katzenjammer kids. Os personagens representam de algum modo, a guerra contra qualquer tipo de autoridade.
Mesmo que de inicio, ele não tenha feito o uso de diálogos em suas tiras, logo seus personagens estavam falando um cômico idioma anglo-germanico, publicando no Journal de William Randolph Hearst. Mas quando ele passou a colaborar no Word, concorrente, Hearst o levou a justiça pela publicação da historieta. Dirks, pode publicar sua história em outro jornal, mas teve que mudar o titulo da história, que passou a chamar em 1914 Hans and Fritz, mas não durou muito e o titulo da história virou The Capitain and the kids, por causa do sentimento anglo germânico no período da Primeira Guerra Mundial.
O sucesso das séries, foi tão grande que até hoje elas são publicadas, por duas editoras diferentes. Aqui no Brasil, as duas chegaram com o mesmo nome, Os Sobrinhos do capitão. A revista Capitão Z, também publicou os personagens de Rudolph Dirks em 1961.

Walter Elias Disney


        Walter Elias Disney nasceu no dia 5 de dezembro de 1901, na cidade de Chicago, Estados Unidos. Filho da professora Flora Call Disney e do empreiteiro Elias Disney.
        Desde a infância Walter tem revelado seu dom para a arte de desenhar, na adolescência entrou para um instituto de artes na cidade do Kansas. Com 18 anos, tornou-se cartunista de propaganda e em seguida passou a produzir filmes de propagandas.
        Em 1923, deixou Kansas City e foi para Holllywood, levando consigo a técnica de um filme feito com desenhos animados e atores reais.  Junto com o irmão ele montou uma produtora e ofereceu seus filmes à distribuidora M. J. Winkler. Produziu “Alice” e logo após “O Coelho Oswald”.
        Em 1927, criou o ratinho mais famoso do mundo, que foi nomeado por sua esposa de “Mickey Mouse”, em seguida criou o “Pato Donald”, “Pluto” e “Pateta”. Recebeu seu primeiro Oscar com o filme Flowers and Tress. E em 1939, criou seu primeiro longa animado, “A Branca de Neve e os sete anões”, entregando a ele seu segundo Oscar. Logo atrás, vieram, Pinóquio, Fantasia e Bambi.
        Depois de ajudar na Segunda Guerra Mundial, com a produção de animações para uso nos treinamentos dos soldados, Walter Disney voltou com as produções e ai veio Cinderela.
        Em 1955, inaugurou na Califórnia o parque da Disneylândia, depois fundou o Instituto de artes profissionalizante em nível universitário em Valência.
        Walter Elias Disney faleceu em 1966, antes da inauguração do famoso parque Walt Disney World, na Flórida, em 1971.



Nenhum comentário:

Postar um comentário