sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A origem das histórias em quadrinhos





Nos últimos anos, a onda de livros, tenta encontrar na teoria da evolução, explicação para a compulsão humana por contar e ouvir histórias.
Pensando no sentido amplo das histórias em quadrinhos, que é o de narrar por meio de sequências de desenhos, podemos perceber que a origem deste conceito é bem antiga.  Afinal, desde os tempos primórdios, lá na pré história, os homens contavam suas vidas através de sequências desenhadas nas paredes das cavernas, e assim descobrimos um pouco do inicio do mundo.
Mas podemos dizer que a primeira HQ, foi criada pelo norte americano Richard Felton Outcault, em 1895. Ele foi responsável pelo enorme sucesso de Yellow Kid, O menino amarelo. Essa tirinha causou uma enorme briga entre os jornais dos Estados Unidos, para ver quem iria publicá-las.
Com este querido personagem criou-se um novo gênero de leitura. Histórias recheadas de aventuras e imagens, cheia de balões com textos e tudo bem fragmentado em quadros sequênciados.
Depois que o Yellow Kid surgiu na América do norte, as historias em quadrinhos começaram a fazer sucesso também no Ocidente e na Europa e a partir daí surgiram alguns cartunistas célebres.
No início do século XX, os quadrinhos passaram a ser indispensáveis nas páginas dos jornais. Nesta mesma época, surgiu o personagem Krazy kat, criado por George Herriman, abrindo assim, um novo olhar para as histórias com animais sendo personagens centrais, como o Gato Félix, de Pat Sullivan e Mickey Mouse de Walt Disney.
Nos anos que se seguiram, foram criados outras histórias, e muitos outros personagens, assim como o Tintin do autor belga Hergé, Betty Boo de Max Fleischer, Tarzan, de Harold Foster. E também X-men, Homem Aranha, Batman, Super-Homem, e os heróis da Marvel.
Claro que com o tempo as técnicas foram aperfeiçoadas, e assim, ganhamos diversos personagens fofos, corajosos, brigões, inteligentes, curiosos e engraçados. Assim como o Calvin e o Haroldo, a Mafalda e o mais querido cãozinho, Snoop junto com a turma do Charlie Brown, sempre dando lição de moral. Sem falar, na nossa divertida Turma da Mônica, mas esse é assunto para outra postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário